quinta-feira, 7 de abril de 2011

Toxoplasmose: conheça de vez isso!!

Na tarde de quarta-feira, tive uma conversa com uma veterinária especialista em segurança alimentar, que me passou uma série de informações sobre toxoplasmose. Para começar, nós temos mania de ouvir médico, gostar do médico falando e tal, mas sabiam que 95% das pessoas que trabalham na Secretaria de Vigilância Sanitária são veterinários? Pois é, então vou tentar reproduzir o aulão que tive com uma pessoa da verdadeira área em que pode falar essas coisas. Sem desmerecer os médicos mas, hoje a palavra será de quem trabalha diretamente com o assunto.

Realmente, nenhuma grávida, criança, pessoa com imunidade baixa etc precisa se desfazer do gatinho por medo de toxoplasmose. A massiva maioria ficou infectada por ingestão de carne crua, água, alimentos lavados com a água contaminada e a falta de higiene. A médica confirmou que os felinos até colocam os ovos do protozoário, e UMA VEZ NA VIDA. Se você tiver higiene como deveria: Uso de luvas, lavar as mãos após o manuseio da caixa de areia e até, se preferir, usar lenços úmidos ou banhos semanais para deixar seu gato, que já é limpo por essência, mais clean, vai em frente. Ah, limpar a caixa do bichano diariamente, só pra retirar as fezes e se tiver com a imunidade baixa, delegue a atividade a terceiros, se não possível, faça tudo isso (que cá para nós, não custava fazer antes. Manusear a caixinha sem luvas??). 

Ai, você bem informado, já sabe disso tudo e fala logo!! Isso não é novo! Ok! Para você: Se a lavagem da caixa de areia for com água quente, os protozoários podem morrer na hora!! Eles não toleram o calor!! 

E para chocar: 95% da população mundial já teve contado com o protozoário, mas apenas 10% desenvolveu a doença!! Pois é, se é para se livrar da toxoplasmose, comece por 95% da população mundial!! Oh!! 

Outra coisa, pestes que se alimentam de fezes como baratas, moscas e ratos são potenciais transmissores da doença. O melhor é ter o controle... ou seja, zero em casa! Além disso, pássaros em geral também podem estar contaminados!! Assim, favor não deixar os seus felinos caçarem!! 

E não esquecer de você e o gato só beberem água filtrada!!! De qualidade!! Corte a onda do felino que cismar de esticar a língua para beber água da torneira, caso não haja filtro nela!

Jardinagem, de área que teve contato com gato ou pássaros, também é bom evitar quando se está grávida. Sabe lá!

Para quem quer adotar um gatinho DE RUA, mas está grávida, a dica é esperar. E é mais por causa de doenças que se transmitem por arranhões e mordidas como a Raiva. Isso pode ser resolvido conversando com ongs ou protetores que fazem acompanhamento veterinário. 

Agora, se além do protozoário, você quer atacar a ameba que colocou uma fala na novela Insensato Coração injustiçando os bichanos, confira o post do site O Grito do Bicho  

Lembro que conforme o Ninhada já publicou, abandono de animais é considerado crime de maus tratos, sujeito à detenção e multa. Para ler mais e até saber como denunciar, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário